O Murucututu, junto com o Grupo Serelepe, passou por Diamantina e Montes Claros com 4 apresentações do espetáculo “Brinquedorias” e 6 apresentações do “Locotoco”. Os espetáculos aconteceram no Teatro Municipal Santa Izabel e no Auditório da Sociedade Rural de Montes Claros e foram destinados aos alunos das escolas públicas das 2 cidades.
Coordenação Geral e de Comunicação: Anaís Della Croce
Coordenação Geral e de Produção: Gabriel Murilo
Gestão de Projeto: Chris Ribeiro e Ludmila Deslandes – Aluarte Consultoria
Design e Direção Criativa: Filipe Lampejo
Design: Gabriela Vaz
Comunicação e Mídias Sociais: Laura de Lucas
Assessoria de Imprensa: Laisa Santos
Fotografia e Vídeo (Montes Claros): Solón Queiroz
Fotografia e Vídeo (Diamantina): Michel
Coordenação Técnica: Lucas Mortimer
Produção Local (Diamantina): Kleber Lopes
Produção Local (Montes Claros): Laisa Santos
Assistente de produção: Tamiris Cristina Ciríaco
Produção de estrada: Bruna Aranha
Grupo Serelepe
Em cena, três personagens começam a brincar com brincadeiras tradicionais em uma mistura afetiva de desafios, pequenas e divertidas competições e parcerias, tão presentes nas diversas infâncias espalhadas pelo mundo.
Grupo Serelepe
Uma intervenção cênico musical inspirada em canções e brincadeiras tradicionais de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América Latina. É um convite para soltar a imaginação e entrar na brincadeira.
Nesta edição, o Expresso Murucututu cruzou as linhas do trem parando em 11 cidades: Antônio Dias, Cachoeira Escura, Coronel Fabriciano, Conselheiro Pena, Ipaba do Paraíso, Nova Era, Naque, Periquito, Resplendor, Timóteo, Tumiritinga. A programação do festival contou com apresentações teatrais nas escolas, espetáculo e mostrinha de cinema, oficinas de teatro, dança, música e libras em escolas públicas e festival de programação artística nas praças com encontro criativo para as crianças.
Coordenação Geral Anaís Della Croce e Gabriel Murilo
Gestão de Projeto Aluarte Consultoria
Coordenação de Produção Erika Ziller
Produção de Logística Si Magalhães
Produção executiva Fino Trato
Produção Leila Cunha e Luciene Faico
Assistência de produção Alexandra Vieira
Curadoria de espetáculos Eugênio Tadeu
Coordenação Pedagógica Reginaldo Santos
Coordenação de Comunicação Anaís Della Croce
Comunicação e Mídias Sociais Laura de Lucas
Assessoria de Imprensa Silvania Pereira
Direção Criativa Filipe Lampejo
Design Gráfico Filipe Lampejo e Gabriela Vaz
Motion Design Gabrieu Algusto
Foto Pablo Bernardo e Pâmela Bernardo
Vídeo Lucas Bois, Luiz Oliver e Rodrigo Beetz
Projeto de Cenografia: Par Espaços Criativos
Produção de Cenografia: Granu Produção Cenográfica
Cenógrafa: Bruna Cosfer
Assistente de Cenografia: Marina Góes
Montadores: Henrique Fonseca, Geraldo Peixoto e Raul Pacheco
Coordenação Técnica Lucas Mortimer
Técnico de som Fabrício Lins
Equipamento Audiovisual DF Audiovisual
Palco, som e luz LTP Sonorização
Projeção Casa Sete
Serviço de Van Jc & Cássia Turismo
Camarim Luciene Faico
Oficinas de teatro, música, improvisação, contação de histórias, jogos e brincadeiras para as crianças e professores
nas escolas.
Circo a Pulso (Chile)
Masa Madre nos convida ao mundo da cozinha com seus sabores, cheiros e texturas, através das acrobacias, malabares e dança. Começando com a sova do pão, até o momento de compartilhar com o público o pão que sai quentinho do forno.
Los Tinguiritas (Argentina)
O primeiro cênico-musical do grupo brinca com a palavra, o som e o movimento. Sempre atenta a cuidados estéticos meticulosos em todos os sentidos, esta obra define o estilo particular que o grupo utiliza para oferecer seu repertório.
Los Tinguiritas (Argentina)
Histórias de Papel é um espetáculo musical para toda a família que combina música ao vivo com teatro, marionetes, narração e outras linguagens cénicas, gerando uma linguagem própria junto do público, e abrindo as portas para a diversão e a reflexão.
Momento de pintura dos personagens do Murucututu.
Grupo Girino
As Aventuras de Matias é uma história divertida e musical com personagens que constroem um mundo cheio de fantasias. Durante o banho, Matias transforma sua banheira em um barco e vive grandes aventuras.
Nesta edição, o festival circulou pelas cidades mineiras de Antônio Dias, Cel. Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Nova Era e Timóteo, oferecendo teatro, música, circo e cinema em uma programação híbrida, com espetáculos fechados para as escolas da rede pública e finais de semana na praça com programação gratuita e aberta ao público.
Como contrapartida, o projeto ofereceu oficinas de arte para crianças da rede pública das 6 cidades com encontros de contação de história, dança, brincadeiras tradicionais e teatro.
Coordenação Geral Anaís Della Croce e Gabriel Murilo
Coordenação de Produção Erika Ziller
Produção de Logística Si Magalhães
Produção executiva Leila Cunha
Produção Luciene Faico
Coordenação de Comunicação Anaís Della Croce
Assistente de Comunicação e Mídias Sociais Laura de Lucas
Assessoria de Imprensa Silvania Pereira
Foto Pablo Bernardo
Direção Criativa Filipe Lampejo
Design Gráfico Filipe Lampejo e Gabriela Vaz
Ilustração Carolina Merlo
Motion Design Gabrieu Algusto
Cenografia Pedro Stauffer e Bruna Cosfer
Direção Artística e co-curadoria Gabriel Murilo e Anaís Della Croce
Curadoria de Teatro Eugênio Tadeu
Curadoria de Cinema Anaís Della Croce
Coordenação de oficinas Reginaldo Santos
Coordenação Técnica Lucas Mortimer
Autoração Julio Cruz
Projeção Yuri Borges
Coordenação de Projeto Gabriel Murilo
Gestão de Projeto Chris Ribeiro e Ludmila Deslandes – Aluarte Consultoria
Grupo Maria Cutia
Notas e versos que passeiam pelos coloridos de falas, de uma aula de dança que vai do balé ao samba, de trava-línguas que viram histórias, de uma valsa de casamento de bonecos de pano e alguns outros aquarelados olhares do mundo da criança.
Oitis produções
A destemida Berenice sai pelo mundo em busca de seu sabiá Soriano. Acompanhada de Rosa, sua boneca de pano, a menina inicia uma jornada de aventuras e descobertas sendo surpreendida por personagens do cancioneiro popular e das cantigas de roda.
Sílvia Negrão
Sílvia Negrão apresenta o delicioso show Bi-bambu, com músicas brincantes de seus CDs catibiribão e rabiola, ola, catibiribola e composições novas e divertidas, como; É Pizza, Morcego, O Aniversário da Mônica e para a meninada do rock, Scorpiones.
Grupo Serelepe
Em cena, três personagens começam a brincar com brincadeiras tradicionais em uma mistura afetiva de desafios, pequenas e divertidas competições e parcerias, tão presentes nas diversas infâncias espalhadas pelo mundo.
O Trem Companhia de Teatro
Os atores de uma trupe de teatro decidem que todos farão todos os papéis, apresentando assim o ponto de vista de cada uma das personagens. Ao final todos querem sair de inocente ou herói nesta história.
Insensata Cia de Teatro
Em meio a músicas e brincadeiras populares, Memórias de um Quintal traz à cena o duelo entre uma criança e um pardal. A dramaturgia é livremente inspirada na obra “O Matador”, texto de Wander Piroli que se mistura com as memórias dos próprios atores.
Grupo Maria Cutia
As histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, de uma fazenda e seus animais são contadas e cantadas ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público.
Claudiane Dias
Peça que homenageia o mamulengo, o cordel, o teatro mambembe, e o Bumba-Meu-Boi com personagens inseridas nos sonhos de uma menina-mulher, que ao ver o boi passar, se apaixona pela brincadeira.
Luís Yuner - Circo Teatro Fool
Todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele do palhaço “Petit Gatão” neste espetáculo recheado de malabarismos, mágicas, acrobacias e números de tirar o fôlego!
Insensata Cia de Teatro
Pru-ti-ti – Memórias de Estimação é livremente inspirado em “O Menino e o Pinto do Menino”, obra de Wander Piroli que conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho e tenta a todo custo levá-lo para casa.
DaMa Espaço Cultural
“Regalos” trata dos pequenos presentes que a vida nos dá: Um amanhecer, um suspiro demorado, barulhinhos. A peça traz poesias de Mário de Quintana e cantigas de roda.
Michelle Sá e Alexandre de Sena
Xabisa é uma palavra da língua Xhosa, dialeto de origem sul-africana, que, em português, significa “Valorize”. No espetáculo duas pessoas estão em uma caverna onde, separadas, buscam por riquezas.
Coletivo Bufadas
De longe, muito longe… de um mundo antes do mundo existir, onde o vento faz a curva e as montanhas brincam de roda, onde os rios são feito algodão doce e os oceanos de bacalhau, se alumbram elas: três fadas moribundas vindas do Antesmundo.
Na sua primeira edição, o Murucututu ofereceu espetáculos cênicos musicais para escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte e, também, programação aberta para toda a família. Foram quatro apresentações para alunos realizadas no Grande Teatro Sesc Palladium nos dias 11, 12 e 18 de abril e dois espetáculos abertos ao público no Centro Cultural Lindéia Regina no dia 15 de abril. A programação aberta foi uma parceria com o Festival Descontorno Cultural, da Prefeitura de Belo Horizonte. Ao todo, foram seis apresentações de quatro grupos teatrais de Belo Horizonte e um de Santiago (Chile).
Coordenação Geral Gabriel Murilo e Anaís Della Croce
Coordenação de Produção Gabriel Murilo
Coordenação de Comunicação Anaís Della Croce
Produção Executiva Yasmine Rodrigues
Coordenação de oficinas e Mobilização Reginaldo Santos
Produção de Logística Nega Té
Assistente de produção Bruna Aranha
Design e Direção de Arte Filipe Lampejo
Design Gabriela Vaz
Ilustração Carolina Merlo
Motion Design Gabrieu Algusto
Vídeo para redes Carolina Fonseca
Registro de Foto e Vídeo Pablo Bernardo
Assistente de Comunicação e Mídias Sociais Laura de Lucas
Técnica de Som Flora Guerra
Técnica de Luz Pâmella Rosa
Letreiro Pedro Stauffer (Granu)
Camarim Nickary Aycker
Audiodescrição Gabriel Aquino
Gestão Financeira Lucas Mortimer
Curadoria Eugênio Tadeu
Idealização Gabriel Murilo
Grupo Maria Cutia
As histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, de uma fazenda e seus animais são contadas e cantadas ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público.
Grupo Musicanciones
O Musicanciones, grupo chileno que veio especialmente para o MuRuCuTuTu, estimula a criatividade e o movimento das crianças com sua canções, histórias e jogos.
Grupo Serelepe
Em cena, três personagens começam a brincar com brincadeiras tradicionais em uma mistura afetiva de desafios, pequenas e divertidas competições e parcerias, tão presentes nas diversas infâncias espalhadas pelo mundo.
Grupo Oriundo
A Festa do Pijama é uma grande celebração ao mundo da criança, povoado por brincadeiras, disputas, histórias e estados emocionais todos próprios do universo infantil. Com trilha sonora executada ao vivo.
Irene Bertachini
Inspirado em obra infantil do poeta Mario Quintana, o espetáculo ‘Lili canta o mundo’ traz a personagem Lili, que ganha voz por meio dos poemas musicados por Irene Bertachini e Cristiano Gouveia, oriundos do livro “Lili inventa o mundo.”